Donos de negócios estão continuamente buscando uma inovação que os separará da concorrência. Porém, o que transforma uma ideia de “isso é legal” em um ponto de diferenciação inteligente no ramo de alimentação? e que promova os negócios e a empresa?
A seguir apresentamos 50 das maiores ideias geradoras de tendências que coletamos durante o ano.
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1. Sobremesa por centímetro
Na RCB Bakery, um conceito da chef vencedora do James Beard Award por suas massas folhadas, Mindy Segal do Revival Food Hall de Chicago, cookies em barra são oferecidos por polegada (2,54 cm) ao invés de por unidade. Os doces são vendidos por cerca de USD 2,50 por polegada possibilitando aos fregueses pedir a quantidade exata desejada, quer seja um pequeno agrado na saída (RCB está localizada próxima à saída do Revival) ou várias polegadas para compartilhar.
2. Códigos para pular a fila
Como vantagem adicional para fregueses leais que querem pular a fila do caixa – além de uma forma de promover visitas de retorno e ser mais verde – a Ohio State University vende copos de refrigerante reutilizáveis equipados com código RFID que pode ser escaneado pelas máquinas de encher. O copo vem carregado com 10 refills gratuitos, com a opção de adquirir créditos adicionais depois de consumidos os originais.
3. Promover o tempo em família em um QSR
Uma franqueada da Chick-fil-A de Suwanee, GA colocou uma nova leitura na filosofia focada na comunidade da franquia. Para promover a interação dentro da família durante o jantar no restaurante, o restaurante desafia os clientes a colocarem seus celulares em modo silenciosos e colocarem os aparelhos dentro de um “aquário para celulares” que parece com uma caixa de take away (embalagem para viagens). Se o grupo conseguir passar a refeição inteira sem abrir o aquário, todos são recompensados com um sorvete grátis.
4. Anotações internas
Joanne Chang trabalha duro para manter uma cultura de apoio e encorajamento em suas quatro padarias Flour, seu restaurante Myers + Chang e sua cozinha comissaria, todos em Boston. “É mais fácil contratar e manter as pessoas,” diz ela, e isto lhe conquistou a reputação de boa empregadora. Cada uma de suas lojas tem um quadro branco onde funcionários podem deixar anotações quando perceberem um colega prestando excelentes serviços para os clientes ou internamente. Ao final de cada mês, as notas são coletadas e a alta administração escolhe as cinco melhores em toda empresa e distribui cartões-presente.
5. Geladas pra viagem
Para evitar perder as vendas de bebidas alcoólicas em pedidos para viagem, o restaurante conceito em frango rápido de Austin, Texas, incorporou cervejas em seu negócio de pedidos para viagem. Clientes dessa opção podem pedir gelo e embalagens com 6 cervejas artesanais no restaurante ou no drive-tru (sem parar). Buffalo Wild Wings também está planejando testar essa ideia da cerveja para viagem em mercados selecionados neste outono.
6. Servir beliscos para consumo mais tarde
O Menu Surf ‘n Turf antes da sessão de teatro em Ocean Prime, NYC, sai por USD 55 e inclui um saco da pipoca de trufas, especialidade do restaurante para viagem para beliscar no teatro durante o intervalo.
7. Diga para pagar
Restaurantes na área da baía em São Francisco – incluindo algumas das unidades do McDonald’s e do Papa John’s na região – estão testando o novo serviço da Google que permite aos clientes pagarem por suas refeições ao dizer em voz alta “Vou pagar com Google”. Chamado de Hands Free, o sistema funciona através de um app; os usuários não precisam tirar seus telefones do bolso ou da bolsa. Tecnologia no ponto de vendas detecta uma selfie no telefone do cliente e a exibe na tela do sistema de pagamento. O funcionário que recebe o pedido confere a identidade e aprova a transação.
Um recibo é então enviado para o telefone do freguês.
8. Aproveitando as sobras
Duas dúzias de hotéis e restaurantes tipo buffet na Califórnia, Nova Iorque e Illinois estão participando em um programa para conseguir mais alguns dólares na receita de bebidas e alimentos. Os clientes pagam uma pequena taxa – tipicamente USD 2 a USD 4 – através de um aplicativo de celular, comparecem no local cerca de 15 minutos antes de fechar e podem encher uma caixa para viagem com tudo que conseguirem colocar nela. O alvo do programa são consumidores com dificuldades financeiras e os desenvolvedores do aplicativo, BuffetGo, defendem o combate ao desperdício de alimentos e à fome como seus principais benefícios.
9. Segura o balde
Para poupar valioso espaço na mesa, além de fazer uma apresentação Instagramável, quando os fregueses pedem ostras nos restaurantes Jose Andres, o Diretor de Vinhos Andy Myers segura o balde de gelo e coloca a garrafa de vinho diretamente no gelo picado usado no prato com os mariscos.
10. Batalha de hamburgueres
No Bailey’s Range, em St. Louis, a cada semana, dois hamburgueres disputam a preferência. O que conseguir mais vendas sobrevive para disputar em outra semana. A meta: colocar itens novos do cardápio e testar seu apelo.
11. Garimpo de e-mail mais veloz
Chris McCracken, diretor de serviços de nutrição nos Sistemas de saúde da Universidade da Califórnia San Diego, começa a linha de assunto de todo e-mail que envia a seus colaboradores (e eles fazem o mesmo) com uma de três palavras: Ação, Informação ou Resposta. Essas palavras ajudam os destinatários a priorizar os e-mails que necessitam alguma ação de sua parte ou posicionamento em relação a algum assunto, deixando as mensagens Para Sua Informação (FYI) por último.
12. Um corte acima
A casa de carnes de Chicago, GT Prime, renega o sentimento de “maior é melhor” de alguns de seus pares que servem carnes em porções grandes. Ao invés disso, o conceito do Boka Restaurant Group é de oferecer porções de 4 onças (115 g) de todos os seus cortes, com preços variando entre USD 14 e USD 28, para que os clientes possam experimentar vários cortes, desde o tradicional ribeye (lombo) ao tenderloin (mignon) de bisão. Também oferece o Carnívoro, uma opção com quatro cortes de 4 onças que serve de quatro a seis pessoas por USD 110.
13. Garantia de tempo de entrega antes do pedido
Garantias de tempo de atendimento, como no intervalo de almoço rápido do Buffalo Wild Wings, vem aumentando recentemente. Algumas franquias estão levando a estimativa no minuto um passo além, acrescentando estimativas à experiência no aplicativo mesmo antes dos pedidos serem feitos. Outback Steakhouse menciona o tempo de espera estimado em cada local antes mesmo do freguês colocar seu nome na lista, e atualmente a Pizza Hut menciona “tempo prometido” ao projetar o tempo de espera pela entrega ou pedido para viagem antes mesmo de receber o pedido, com base no nível de atividade no restaurante.
14. Amor de novos moradores
Para atrair lealdade de novos moradores no local, Chick-fil-A coloca uma mensagem de “Boas-Vindas ao Bairro” nos cupons de varejo enviados para pessoas que registram uma mudança de endereço nos Correios. A mensagem inclui um cupom para um sanduíche ou porção de nuggets de frango de graça, válido somente na loja da região do novo endereço.
15. Latte com economia servido em bomba de chopp
A rede de cafés de luxo, La Colombe oferece aquilo que denomina a primeira bomba de latte (draft latte), feito com café prensado a frio e espuma de leite. A bebida, também disponível em lata, leva uma fração do tempo de preparo e tem um sabor mais forte do que os tradicionais lattes gelados, por ser servido gelado do barril e não aguado por cubos de gelo.
16. Ilustrações para viagem
Even Stevens Sandwiches, baseado em Salt Lake City, comissiona ilustrações de seus sanduiches de artistas locais e as oferece como ilustrações gratuitas. Os refrões gráficos criam uma experiência que “cola” no cliente e que os segue até em casa, diz o COO Michael McHenry. “Identificamos os criativos como partes interessadas, e o autêntico nos defende em todos os mercados.”
17. Teste às cegas de carrossel de vinhos
Para atrair conhecedores de vinhos que gostam de se divertir, o Geneva Inn Restaurant em Lake Geneva, Wis., convida os fregueses a testar seus conhecimentos em enologia através de um teste às cegas. As pessoas podem comprar uma taça de vinho misterioso por USD 10. Se o freguês conseguir identificar o conteúdo entre os oito vinhos que compõem o carrossel no cardápio, eles ganham a garrafa cheia.
18. Colocando manteiga na cesta de pães
Para aprimorar o serviço sempre presente de cesta de pães, o café de mercado Buttercraft está pensando fora da cesta de pães com suas tábuas de amostras de manteigas com porções de manteigas caseiras em conjunto com as torradas. O conceito de Portland, Ore., oferece uma seleção variada de manteigas em variedades como pimenta balsâmica, Sriracha e laranja com mel.
Mandaremos um burrito grátis por mensagem nos próximos dias. Bem, não um burrito literalmente, mas um cupom para trocar por um.
19. Chipotle oferece adiamento
Quando a Chipotle fechou todas as suas 2000 unidades de restaurantes nos USA no início deste ano para revisar seu plano de segurança, certificou-se de compensar fregueses que podem ter se irritado ao encontrar sua opção de almoço fechada. Os consumidores foram informados que poderiam receber um burrito grátis enviando um SMS com “raincheck” para um determinado número antes dos restaurantes reabrirem. O presente também poderia ser repassado; fregueses poderiam passar o número e o código para amigos que talvez fossem fregueses que antes eram regulares ou clientes perdidos.
20. Donut happy hour
Glaceados e recheados – a loja de donuts Francesca’s Restaurants de Chicago com cinco unidades – oferece um happy hour de donuts com dois-por-um para ajudar a movimentar seus produtos recém assados antes de fechar às 14:00 de segunda a quinta. O horário muda diariamente, diz o gerente da loja no bairro de West Loop, para manter a promoção uma surpresa inesperada para os fregueses.
21. Benefícios customizados para o colaborador
Ajudando na retenção de colaboradores, o Hi Neighbor Hospitality Group em San Francisco permite que seus colaboradores customizem seus benefícios. Além de plano de saúde e pausas para descanso remuneradas, os colaboradores podem optar entre assinaturas da Netflix, créditos para jantares, auxílio deslocamento e reembolso por certificação de sommelier.
22. Demonstrações de bar on-line
Em uma nova versão do uso de demonstrações dos chefs como tática de marketing, Old Chicago posta seus vídeos de treinamento on-line. Os vídeos marcam os colaboradores do Old Chicago como peritos atrás do bar, e potenciais fregueses têm uma ideia do tipo de experiência que podem esperar.
23. Combos sem substituições
Para poupar tempo para fregueses buscando uma dúzia de donuts rapidinho, Donut Friend de Los Angeles oferece o que chama de Volume 1 e Volume 2: sortimentos pré-embalados e sem substituições dos produtos mais bem vendidos de seu conceito.
24. Um truque técnico de resolução de problemas de USD 500
“Fracassar rápido” foi um mantra repetido com frequência por peritos técnicos na conferência FSTEC deste ano. O ex-CIO de TGI Fridays, Tripp Sessions aplica essa ideia literalmente. Para estimular uma equipe de TI a explorar novas tecnologias, ele sugere escolher uma com um API e pedir ao grupo que aplique com um conjunto de dados por um tempo determinado – e oferece um cartão-presente de USD 500 se forem bem sucedidos. Vocês ficariam surpresos com a qualidade de trabalho deles, diz ele. E você consegue determinar os pontos específicos onde há necessidade de gastar tempo reforçando seus conhecimentos.
25. Starbucks atinge a caixa de entrada
Ao reconhecer que muitas reuniões estão sendo realizadas fora do escritório, a Starbucks criou um plug-in gratuito que facilita para usuários do Microsoft Outlook agendar e convidar colegas da empresa para reuniões em uma loja na vizinhança.
26. Ferramentas para comunicação aberta
Uma instalação ocupada em Houston com uma série de colaboradores surdos acrescentou ferramentas simples para melhorar a experiência tanto dos colaboradores quanto dos fregueses. Por exemplo, quando o café está pronto, o timer pisca e vibra ao invés de emitir bipes. E os colaboradores recebem os pedidos em lousas digitais com apagadores secos.
27. Estrelas fora da Starbucks
Como novo benefício de seu tão alardeado programa de fidelidade, a Starbucks permite que membros acumulem pontos não só com café. Através de uma parceria com a Lyft, fregueses recebem estrelas se usam o serviço de carros para seus deslocamentos. E, em breve: um cartão de débito estilo Starbucks que acumula pontos em compras realizadas em qualquer local que aceite Visa.
28. Preparando cidadãos melhores
Sem apoiar nenhum candidato, o CEO Howard Schultz enviou uma carta encorajando todo colaborador da Starbucks a votar, e ofereceu acesso para cadastro on-line. “Ao ajudar a aumentar o número de votantes registrados e sua participação, acreditamos que mais pessoas terão a oportunidade de fazer valer sua opinião,” ele escreveu.
29. Vendas de amostras
Algumas instalações têm fixação em suas políticas de “sem mudanças”, Joe’s Seafood, Prime Steak e Stone Crab ganham pontos em atendimento por facilmente saírem do roteiro. Os icônicos cardápios independentes no Stone Crab servem em porções de cinco, seis ou sete por pedido. Porém o atendente pode tranquilamente oferecer aos fregueses que estão ali pela primeira vez uma patola de degustação a preço promocional ou a custo de mercado. De forma similar, o Verts Mediterranean Grill permite que seus fregueses comprem uma almondega, normalmente vendidas em porções de três por entre USD 7.50 e USD 8.50 como a principal proteína em suas cumbucas de arroz, pitas, saladas ou wraps.
30. Manteiga com sabor de bônus
No The Granary ‘Cue & Brew em San Antonio, chef Tim Rattray recolhe todos os respingos da carne que defuma e cria a Barbecue Butter que vende com pão como acompanhamento adicional. A manteiga defumada também é usada para pincelar as codornas.
31. E-learning rastreável para LTOs
A Newk’s Eatery costumava enviar uma apostila para cada restaurante para ensinar seus LTOs trimestrais, porém mudou para e-learning. Uma semana antes do lançamento, o escritório central envia um webinar com um componente interativo para gerentes inserirem perguntas. Ao invés de ficar se perguntando quem teria lido o correio tradicional, Newk’s agora pode rastrear quem está assistindo.
32. Coffee Flights (Entendemos como Degustação de cafés)
Para promover e informar seus fregueses sobre suas receitas usando diferentes torrefadores, All Day Café em Miami oferece aos clientes de jantar uma bandeja com três opções de café a escolha, assim os fregueses mais assíduos podem experimentar uma seleção de opções, que está sempre mudando.
33. Estágios fora das instalações (on-the-road)
Bar Marco, uma adega em Pittsburg, leva a educação e treinamento de seus colaboradores para fora de suas instalações ao organizar estágios de curta duração em grupos, e arcar com os custos de estadia e deslocamento envolvidos. Por exemplo, em uma viagem de dois dias para Chicago, a equipe de bar passou um tempo no lounge de mixologia The Violet Hour, e o chef de doces folhados fez um estágio no Blackbird e Baker Miller, e levaram o que foi aprendido naqueles restaurantes para aplicar no Bar Marco na volta.
34. Toque de vermelho
Como parte de sua renovação (makeover) deste ano, Donatos atualizou o uniforme de seus colaboradores para deixá-los mais atraentes para os Milênios, disse CEO Tom Krouse. Além da opção de camisetas e chapéus, os colaboradores podem acrescentar um “toque de vermelho” pessoal ao seu vestuário como um colar, uma bandana, ou sapatos. “São coisas que eles querem vestir, ao invés da aparência corporativa,” disse Krouse.
35. Música que faz diferença
Quando consumidores fazem seu cadastro no aplicativo de pedidos do The Melt, restaurante baseado em San Francisco, eles podem incluir suas músicas favoritas em seu perfil. A rede usa a tecnologia de rastreadores (beacon) não apenas para disparar o pedido quando o cliente se aproxima, como também acrescenta uma música que se encaixe com as preferências da pessoa a seu playlist do dia, criando um fundo musical “crowdsourced” com o qual os fregueses da loja se identificam.
36. Cobertores para evitar o frio
Em frente ao estádio do San Francisco Giants, o The Yard, com seu conceito de instalação feita em containers, fica aberto bem além dos dias quentes da temporada de baseball. Devido a normas da Port Authority, conceitos ao ar livre, como o Anchor Brewing Co. e a hamburgueria Belcamp não podem instalar aquecedores, então, em dias frios, o The Yard aluga cobertores para seus frequentadores.
37. Design que abafa (ou esconde)
O Painted Burro em Somerville, Mass., cobriu seus painéis de isolamento sonoro em estopa que depois foram pintados por um artista local para dar um toque local – e deixar mais silencioso – seu salão de jantar.
38. Embalado em som
Ao invés de simplesmente pintar uma parede de destaque em vermelho, Convivial – um conceito francês com toque americano em Washington, D.C. – cobriu uma de suas paredes em feltro vermelho para absorver o excesso sonoro.
39. Controlando o impacto frontal do barulho
Como forma de reconhecimento da velha cabana de caça, bem como das raízes germânicas da região de Houston, o conceito americano de classe alta State of Grace, colocou molduras em seus painéis sonoros e pregou galhadas de cervos neles como forma de arte que também ajuda a abafar o som no salão de refeições principal.
40. Diana Ross? Pedido pronto
Enquanto muitos dos tradicionais restaurantes casuais de comida rápida distribuem um número ou pedem o nome do cliente para avisá-los que seu pedido está pronto, o Twisted Root Burguer Co. distribui cartões com nomes de celebridades – como Elvis, Diana Ross ou Rosie O’Donnell – junto com um fato divertido sobre o artista. Esse é o nome que os colaboradores chamam no sistema de alto falantes, acrescentando um elemento divertido e eliminando a confusão de pedidos feitos por homônimos como John ou Jane (N.T.: trocar por João ou Maria se preferir).
41. Uma jogada de e-learning
Para levar seus colaboradores a fazerem mais uso das ferramentas de e-learning e treinar os Milênios em aparelhos que eles já sabem usar – seus celulares – Grimaldi coloca QR Codes em seus materiais de treinamento que são enviados a seus colaboradores com link para o YouTube.
42. Assinatura de guacamole
Papagayo, um conceito mexicano com quatro unidades em Boston, encontrou uma maneira diferente de cobrar mais pelo guacamole e ainda entregar valor para seus fregueses. Por uma taxa única de USD 99,00 cobrada no início do ano, os clientes podem comprar um livreto de 52 cupons que lhes dá direito a uma porção de guacamole e chips por semana. Semelhante ao Pasta Pass do Olive Garden, o alvo dos cupons são os clientes fiéis – além de corresponderem a uma economia de mais de USD 500 por ano.
43. Tamanhos intermediários de porções
Dickey’s Barbecue Pit tenta atrair grupos de todos os tamanhos ao oferecer porções que se encaixem entre uma refeição individual e as grandes porções tipicamente oferecidas como opções de catering. Atualmente estão sendo oferecidos pacotes de refeições em três tamanhos: Pacote de Piquenique, Pacote Família e Pacote Família XL.
44. A pia de cozinha das sobremesas
Para atender à visão dos Milênios de jantar fora como evento social, Ampersand Wine Bar de Chicago confeccionou esta sobremesa que pode ser compartilhada. O prato tem versões menores das principais sobremesas do restaurante, além de cookies, trufas, balas, chocolates e outros doces – e é uma forma de experimentar o que é oferecido pelo restaurante.
45. Abandonando as notas
A rede de restaurantes de saladas Sweetgreen coloca placas nas janelas de algumas de suas lojas dizendo que “negócios de vanguarda agora são “sem dinheiro” (cashless)”. E este casual rápido é um deles; não são mais aceitos pagamentos em dinheiro em lojas selecionadas em Filadelfia, Boston e Washington, D.C., limitando os fregueses ao uso de plástico (cartão) ou do app da rede. Estão recebendo feedback de seus clientes e podem passar a ser “sem dinheiro” em outras unidades, dependendo de mais testes.
46. Tráfego fora do horário de pico que é legal
Como parte de um piloto, vários restaurantes Subway na região de Venice Beach, Ca., estabeleceram uma parceria para aumentar o movimento fora da hora de pico. O grupo enviou mensagens de texto para pessoas em dificuldades financeiras perguntando se eles gostariam de comparecer ao restaurante em um horário especificado para pegar comida. A conta foi paga pela entidade de caridade que organizou tudo.
47. Refeição preparada para consumidores de bebidas alcoólicas
O bistrô Mimi no West Village de Nova Iorque oferece um cardápio em estilo parisiense para o almoço e jantar, mas da meia noite às 2 da manhã de quinta a sábado – ou seja, horário prime para consumo de bebidas – o restaurante serve apenas um sanduíche de salsicha temperada e batatas fritas em pão de baguete, uma refeição de fim de noite popular na França devido ao consumo de álcool naquele país.
48. O que há na caixa?
Fregueses no Duck Duck Goat da chef Stephanie Izard pedem um mix de snacks de rua que são embalados para viagem em caixas de papelão muito parecidas. Ao invés de forçar os fregueses a abrirem as caixas e adivinhar o conteúdo de cada, o caixa coloca um adesivo em cada com o nome do prato. Com boa parte dos pratos sendo de comida étnica – e nem sempre reconhecível – os rótulos ajudam a reduzir a confusão
49. Instruções para viagem
Sugarfish Sushi em Los Angeles projetou seu cardápio para ser consumido no local. Porém, com o crescimento das entregas, ao invés de lutar contra a avalanche de serviços de terceiros e a crescente demanda de consumo, o restaurante passou a imprimir as instruções de consumo diretamente nas caixas para viagem.
50. Compartimentalizar os acompanhamentos
2941 Street Food, um restaurante casual com quatro unidades em Michigan, serve pratos mistos de proteínas, grãos e pastas mediterrâneas. Enquanto outros em seu espaço estão vendendo em cumbucas (bowls), amontoando toda a comida, 2941 serve a Refeição Bazar por USD 16,50 em um prato com nove divisões para manter tudo separado.
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