cardápio de restaurante

Um cardápio bem desenvolvido é um ingrediente essencial para manter um restaurante lucrativo. Cuidado ao planejar e posicionar os itens no cardápio não ajuda somente o restaurante a ser mais lucrativo, como também, simplifica os pedidos para seus clientes.
O cardápio do restaurante é muito mais do que somente um pedaço de papel que contém uma lista dos seus pratos e preços. Quando bem organizado e estruturado, ele também é a identidade do seu restaurante, e um potencializador de vendas.

Dicas estelares para construir um cardápio perfeito

Muito esforço deve ser colocado na engenharia de seu cardápio, e aqui, separamos algumas “regras” que podem ajudar e muito ao encantar seus clientes e, deixa-los mais propensos a gastarem mais.

Promova os itens mais lucrativos

O seu item mais lucrativo é aquele que tem ingredientes de baixo custo, um item que não leva muito tempo para ser prepado, mas ainda sim, você consegue vende-lo a um preço relativamente alto.
Este item deve estar destacado no seu cardápio, apresentado como o especial do dia, ou da semana, e esse deve ser o item que mais chama a atenção do cliente, é esse prato que deve ser vendido o máximo possível. Outra possiblidade é ter a categoria de “favoritos do Chef”, é uma boa opção para atrair pedidos a um item específico.

Use o preço relativo

O cardápio é onde você pode atuar diretamente na psicologia do cliente, por isso é importante dedicar esforço a ele. A engenharia de cardápio é uma parte integral de gerenciar um restaurante.
Clientes são mais suscetíveis a pedir itens mais baratos se comparado aos caros. Deixe o item de menor valor, (porém bastante lucrativo) próximo a um item caro, mas faça com que os dois se complementem muito bem. Na sequência, dê destaque a item caro, que complementa o mais barato, fazendo assim que o cliente fique mais propenso a pedir os 2. Veja aqui algumas dicas de como definir os preços do seu cardápio.

Se atente ao tamanho do seu cardápio

Cardápios longos e com muitas opções podem acabar confundindo o cliente.
Ao focar mais em algum ramo de restaurante, em algumas especialidades, você consegue diminuir o tamanho do cardápio, reduzir a quantidade de ingredientes que terá que manejar, aumentar a eficiência de seus funcionários, que ficarão menos dispersos se comparado a quando desempenhavam diversos preparos para manter o cardápio. E também, faz com que seus garçons tenham um maior domínio sobre todos os itens do cardápio, ajudando a vender mais e a ser mais assertivo nas recomendações aos clientes.

Mantenha uma boa organização do cardápio

O layout do seu cardápio deve ser limpo e organizado. Use designs simples, sem muita poluição visual, caixas ou linhas são ótimas opções para dividir as seções. Divida seus pratos e bebidas de forma lógica, Entradas, bebidas, Pizzas/Massas, sobremesas, por exemplo. A fonte a ser utilizada deve ser limpa, clara e visivelmente agradável, e estar num tamanho nem muito grande e nem muito pequeno. O tema do restaurante deve refletir no cardápio, fonte, cores e decoração, devem estar alinhadas ao que o cliente experiencia no seu estabelecimento.

Essa técnica é muito importante para conectar seu cliente ao restaurante, ao ambiente, talvez ao país que é utilizado como referência para sua culinária, e claro, aos pratos que estão sendo servidos. E lembre-se, muitas imagens e ilustrações podem acabar desviando a atenção dos itens do seu cardápio.

Não deixe de descrever seus pratos

Itens delicados e exóticos provavelmente serão novidade para grande parte dos seus clientes. Por isso, uma breve e precisa descrição dos itens, apresentando os ingredientes e sabores principais do prato, podem e muito ajudar o seu cliente a tomar a decisão do que pedir. Você até pode utilizar a imagem do prato, mas como dissemos anteriormente, isso pode distrair deu cliente, utilize com cautela. Algumas vezes, somente uma boa descrição seja o suficiente.

Mantenha o seu cardápio atualizado

É de extrema importância atualizar o seu cardápio com certa frequência. Você pode utilizar a ajuda de sistemas de gestão para analisar quais itens estão indo bem nas vendas, quais estão mal, assim, talvez retirar um ou outro, talvez promover um item onde conseguiu uma negociação melhor com o fornecedor, e agora ele te custa menos. Esses relatórios de venda impactam não só no cardápio, mas no negócio como um todo, saber o que está agradando seus clientes pode trazer novas ideias, novas combinações com um item que vende bem e trazer algo diferente aos seus consumidores.

Muitas dessas combinações podem ser realizadas com um software como o Menu Control, que organiza suas receitas de forma simples e prática, fazer novas combinações nunca foi tão simples, clique aqui e comece agora mesmo seu teste gratuito na plataforma

Artigo traduzido e adaptado de https://www.posist.com/restaurant-times/restro-gyaan/7-menu-selection-tips-to-tempt-customers-to-spend-more.html

Guilherme Soares