Saber como precificar um produto é algo essencial para quem deseja iniciar um novo negócio no setor alimentício, como abrir um novo café ou restaurante na cidade.
Um fator decisivo precificar um produto é entender sobre a margem de contribuição. Trata-se do valor que sobra da receita após um produto ser vendido pelo estabelecimento. Esse número é obtido com o preço de venda sendo diminuído dos custos (matéria-prima e embalagens) e despesas variáveis (impostos e comissões) que o produto gerou. Assim, existem três métodos de precificação, sendo que a margem de contribuição tem papel importante em todas as modalidades. Saiba mais sobre cada um deles, a seguir.
Precificação baseada em custos (Método Markup)
Este método é muito útil para se ter um ponto de partida para o preço de venda. Não leva em consideração percepção de valor do cliente nem concorrência.
O método baseado em custos (markup) leva em consideração os custos de produção, distribuição e venda do produto. Além disso, é adicionado um valor de retorno “lucro bruto”.
Para fazer o cálculo, devem ser apurados os custos que envolvem a produção e a venda unitária de um produto, e, sobre ele, aplicar a margem de lucro. É preciso, para isso, considerar o custo da matéria-prima e embalagens, os custos fixos (aqueles que não sofrem alterações, como por exemplo o salário dos funcionários e o aluguel) e as despesas variáveis (impostos, despesas de venda e comissões).
O cálculo leva em consideração o % que os custos fixos (CF) e as despesas variáveis (DV) impactam no faturamento. Para esse exemplo, iremos considerar que os custos fixos representam 40% do faturamento da empresa, as despesas variáveis 10% e queremos, ao fim do mês, um lucro (L) de 10% sobre o faturamento.
Fizemos a ficha-técnica corretamente e identificamos que nossa receita custa R$ 10,00.
Sendo assim, nosso cálculo ficaria:
Markup = 100 / 100 – ( CF + DV +L )
Markup: 100 / (100 – ( 40 + 10 + 10)
Markup: 100 / 40
Markup: 2,5
O preço sugerido nesse caso é de R$ 25,00, sendo 10,00 (custo da receita) x 2,5 (markup multiplicador).
Mas como ter certeza de que o cálculo está certo? Vamos imaginar que foram vendidas 1000 receitas a 25,00 reais.
= Faturamento: 25.000
(-) Despesas variáveis (10%): 1000,00
(-) Custo da matéria prima: (1000 * 10): 10.000
(-) Custos fixos (40%) : 4.000
= Lucro: 10.000
Ou seja, 10% de lucro, como desejado.
Precificar um produto baseada em valor
No final, o cliente é quem decide se o preço está certo. Portanto, do ponto de vista de marketing, decisões de preço devem sempre começar com a percepção de valor do cliente, independentemente do custo de produção.
Entender o que gera valor ao cliente final e agregar ao produto pode aumentar consideravelmente o seu preço de venda e consequentemente o seu lucro. E como descobrir o que gera valor? A resposta é experimentando e observando
Precificar um produto baseado na concorrência
O que o concorrente venda similar ou igual a você? Por quanto está vendendo? Está obtendo giro? O método da precificação baseado na concorrência parte dessas perguntas e se torna mais crítico conforme o pouco grau de diferenciação do mix de produtos da empresa em questão.
Assim, busca-se definir preços parecidos, para que a cobrança não seja muito diferente daquela que já é feita por outras empresas do mesmo porte e segmento.
Seja qual for o método escolhido, é sempre importante conhecer se os seus produtos estão gerando margem de contribuição, ou seja, lucro bruto. De maneira geral, podemos dizer que promover o que gera resultado e abandonar aquilo que só dá dor de cabeça é a estratégia vencedora para o seu negócio.
Gostou de saber mais sobre como cobrar pelos produtos da sua empresa? Então, aproveite para continuar a aprender: veja mais dicas em nosso post sobre como precificar pratos e alimentos.
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