O empreendedorismo na gastronomia é algo que sempre está em alta, pois esse tipo de negócio costuma dar certo até mesmo em períodos de crise. Afinal, as pessoas até podem cortar gastos em algumas áreas, mas não podem deixar de se alimentar, não é mesmo?
Porém, para abrir um novo negócio, não basta dominar as técnicas gastronômicas e saber como preparar receitas e pratos saborosos. É preciso saber como precificar os produtos que serão vendidos, investir em marketing, verificar as exigências das leis e outros fatores.
Para que você possa ter sucesso com o empreendedorismo na área gastronômica, uma série de boas práticas precisam ser colocadas em ação. A seguir, veja as principais delas!
Pense com inovação
O seu negócio não pode ser mais do mesmo, é preciso que você encontre alguma maneira de se diferenciar dos seus concorrentes. Para isso, não existe receita de bolo, mas sim muita pesquisa.
Se você vai abrir uma tapiocaria, por exemplo, precisa verificar a quantidade de estabelecimentos desse tipo que existe na sua cidade e se as pessoas estão dispostas a ir nesse tipo de restaurante, por exemplo. Assim, com base em dados, você precisará inovar para chamar a atenção do seu público-alvo.
Foque no bom atendimento
Os seus pratos podem ser os mais saborosos do mundo, mas se o atendimento não for de qualidade, as pessoas não vão se sentir bem no seu restaurante. Afinal, ao ir jantar, almoçar ou lanchar, não se busca apenas sanar uma necessidade fisiológica, mas sim viver uma experiência agradável.
Por isso, todos os garçons, recepcionistas, atendentes e outros profissionais precisam ser muito bem-educados e solícitos. Isso não vale apenas para os meios físicos, mas também digitais. Nas redes sociais, por exemplo, é preciso responder as interações com cordialidade.
Atente-se para as normas
Antes de abrir um negócio na área da gastronomia, é importante que você se atente para as normas fiscalizadoras. Por isso, é importante que você consulte a Vigilância Sanitária, o Corpo de Bombeiros e todos os outros órgãos competentes que fiscalizam os estabelecimentos em seu município.
Pense bem na localização
De nada adianta você investir muito em um novo negócio se as pessoas tiverem dificuldade para ter acesso a ele. Por isso, também é necessário pensar muito na localização do empreendimento.
O mais adequado é que você possa abrir o seu estabelecimento em um local em que haja grande circulação de pessoas, que tenha estacionamento fácil e uma boa acessibilidade para todos.
Inspire-se em quem já obteve sucesso
Para empreender na gastronomia, nada pode ser mais inspirador do que conhecer quem já obteve sucesso nessa área. Por isso, pesquise sobre as história de empreendedores como Alberto Saraiva do Habib’s, Robinson Shiba do China in Box, Colonel Sanders do KFC ou qualquer outro empreendedor da área que você se identifique.
Se você seguir essas dicas, ter êxito com o empreendedorismo na gastronomia será muito mais fácil. Portanto, não deixe de colocar em prática esses conhecimentos e tirar as suas ideias do papel. Nós acreditamos no seu potencial!
Para começar um novo negócio na área gastronômica, saber o que servir é fundamental. Por isso, aprenda agora mesmo como montar um cardápio da forma certa!
- Comece a usar dados hoje: 3 passos simples para pequenas empresas - 09/10/2023
- Ficha técnica e Inflação alta - 03/04/2023
- 6 maneiras inteligentes de cortar custos em restaurantes - 03/04/2023