Artigo traduzido e adaptado de: https://blog.typsy.com/6-ways-technology-can-make-your-restaurant-more-efficient-and-profitable
A história da tecnologia infiltrando uma indústria é sempre a mesma: adote a tecnologia ou fique para trás na competição com seus concorrentes. A indústria dos restaurantes está encarando um dilema hoje em dia mais do que nunca. Pedidos são feitos em Tablets, longos checklists de papel não são mais usados para avaliar inventário e, cartões de crédito são processados na mesa onde o cliente acabou de comer. Isso já é notado por muitos empresários do ramo.
Se você é um desses empreendedores do ramo, está percebendo algumas melhorias que seu restaurante pode fazer para ficar ainda mais competitivo através da tecnologia, mas não tem certeza de como utilizar, aqui temos algumas dicas que podem ajudar.
1. Invista em PDV’S inteligentes
Quando falamos sobre gerir um restaurante, o PDV escolhido é muito importante. Desde os chefs até os gerentes, garçons e clientes um PDV voltado para restaurantes vai cobrir quase todos os aspectos do seu negócio.
Optar por um sistema mais atual baseado em armazenamento na nuvem, com integração a smartphones e tablets ao invés do sistema tradicional muito limitado, pode ajudar no fluxo do restaurante todo e salvar muito tempo de todos os colaboradores. Uma citação que o site NerdWallet faz é, “os PDV’s podem fazer muito mais que apenar fazer os pagamentos hoje em dia, eles controlam seu estoque, mandam mensagens e e-mails para seus clientes, analisam o consumo dos clientes, ajudam no gerenciamento de funcionários e alguns tem mais algumas capacidades também.
Um sistema de PDV intuitivo pode fazer diversas coisas, desde criar um programa de fidelidade até acesso de métricas, em qualquer lugar e com uma conexão a internet, diferente dos sistemas antigos e obsoletos.
2. Mergulhe nos dados disponíveis
Uma maneira de realmente usar a tecnologia a seu favor é coletando a maior quantidade de dados possível para encontrar pontos de melhoria que aumentem a eficiência e os lucros. Estudar quais são as melhores métricas para acompanhar vão ajudar você e seus gerentes a capitalizarem as melhores partes da operação.
Por exemplo, acompanhar quais são os itens mais vendidos, dará aos seus gerentes opções e visibilidade do que mudar e do que manter no cardápio. Num nível mais alto, você pode também acompanhar quais os garçons mais eficientes e criar uma agenda com os melhores funcionários para os horários mais movimentados e cheios. Ter dados pode ser a evidência que você precisa para começar a fazer mudanças inteligentes no seu restaurante.
3. Simplifique a gestão de inventário
Apesar de ser uma das partes menos divertidas de um restaurante, a gestão de inventário é uma das tarefas mais importantes para tem certeza que a sua operação está fluindo bem. Quão bem você faz esse controle de estoque, impacta diretamente no início do seu processo, mas com as soluções corretas, você pode deixar o processo muito mais simples. Diga adeus aos dias de escrever tudo a mão com uma lista de itens, graças aos sistema de gerenciamento de inventário. Diminuindo desperdício e cortando custos são bônus adicionais além das horas que você vai poupar todas as semanas tendo um sistema automatizado.
4. Otimize sua presença online
Já postamos aqui um artigo sobre marketing digital de sucesso para restaurantes. Com milhões de responsabilidades que vem enquanto dono de um restaurante, muitas pessoas da indústria dos restaurante não estão muito preocupadas em quão bom é seus sites e mídias sociais, mas isso pode fazer toda a diferença. Você não precisa ser um mago digital para ter um site bem desenvolvido e redes sociais eficientes. Caso você não possa pagar por uma empresa que preste esse tipo de serviço, tente alguns aplicativos que simplificam essas criações como Wix ou WordPress. Tenha um site intuitivo, responsivo, completo e que acabe com a maioria das dúvidas dos seus consumidores.
Outro componente crítico da presença online de um restaurante é a qualidade e quantidade das avaliações. De acordo com o TripAdvisor, muitos países mais de 90% dos consumidores foram influenciado pelas avaliações de um restaurante antes de decidir onde comer, e mais de 60% dizem que encontrar fotos online também foi importante na decisão. Se você tem avaliações positivas, engajamento nas mídias sociais, e um site limpo, sua estratégia de marketing já está preparada para ser muito efetiva.
5. Utilize treinamento online
Existem muitas razões para dar uma olhada em treinamentos online, mas a mais destacável é o quão eficiente eles são. Treinamentos online para colaboradores de restaurantes não é só engajante para a pessoa que aprende, o colaborador também tem horários mais flexíveis. Ao invés de ter que criar um plano complexo do zero, você pode focar mais no restaurante e menos nesse tipo de problema.
Existe muita paixão envolvida quando se é dono de um restaurante, e as tradições que vem com ele são muito protegidas e valorizadas. Em qualquer estabelecimento, o foco é na comida, no ambiente e nos funcionários, isso é algo que a tecnologia não pode e nem quer mudar. Porém, a parceria com ferramentas digitais que a era moderna nos fornecem, e as tradições de longa data, podem ser a combinação perfeita para o sucesso de um restaurante.
Continue otimizando seu negócio gastronômico, saiba como aumentar seu lucro sem aumentar seus preços.