alergenos alimentares

No cenário culinário diversificado de hoje, acomodar clientes com alergias alimentares tornou-se não apenas uma necessidade, mas um indicativo de excelente atendimento ao cliente. Com um número crescente de clientes em busca de opções gastronômicas seguras para suas alergias, os restaurantes devem estar bem preparados para atender a essas necessidades dietéticas. Este guia abrangente tem como objetivo capacitar proprietários de restaurantes, chefs e equipe com o conhecimento e as práticas necessárias para criar uma experiência de refeição segura e agradável para todos os clientes, independentemente de suas alergias alimentares. Desde a compreensão dos alérgenos comuns até a implementação de protocolos eficazes na cozinha e estratégias de comunicação, junte-se a nós nesta jornada para se tornar um restaurante que atende às exigências dietéticas únicas de todos os seus clientes.

Quais são as alergias alimentares mais comuns?

Para algumas pessoas, uma reação alérgica pode se manifestar como acne, enquanto para outras pode levar ao choque anafilático. A maioria das pessoas descobre muito cedo que tem uma alergia alimentar, mas existem alergias que se desenvolvem mais tarde na vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 1-3% dos adultos e 4-6% das crianças são alérgicos a um ou mais alimentos.

As alergias alimentares mais comuns incluem:

  • Amendoins
  • Leite ou outros produtos lácteos
  • Frutos do mar ou peixes
  • Ovos
  • Sementes de gergelim
  • Soja
  • Nozes (frequentemente castanhas de caju, amêndoas ou nozes)

Você também pode encontrar alergias alimentares menos comuns, como carne vermelha, abacates, milho ou até mesmo marshmallows. Praticamente qualquer alimento pode desencadear uma reação alérgica, portanto, lembre-se – não importa o quão estranho pareça que seu cliente seja alérgico a pepinos, é melhor levá-los a sério.

Temos também um artigo a respeito de tabelas nutricionais e sua importância nos negócios de gastronomia, clique aqui e leia agora mesmo.

Como acomodar alergias alimentares dos clientes?

Seria fantástico se cada cliente que entrasse em seu restaurante pudesse comer felizmente qualquer item do cardápio, mas essa não é a realidade. Embora a responsabilidade esteja com o cliente em informar se tem alguma alergia específica, você deve fazer o possível para dar a eles a oportunidade, incluindo a pergunta “você tem algum requisito dietético especial?” quando você faz o primeiro pedido deles. Uma vez que eles tenham informado, é sua responsabilidade, bem como do estabelecimento, acomodá-los da melhor maneira possível. Então, como você pode garantir que a comida que você coloca diante do cliente seja segura para eles comerem?

Primeiro, certifique-se de conhecer o cardápio de trás para frente. Um excelente conhecimento sobre os alimentos que você está servindo não apenas ajuda o cliente a saber se um prato é seguro para eles, mas também os tranquiliza de que você sabe do que está falando. Se você não tiver certeza – e mesmo que tenha – muitas vezes é melhor verificar com o chef responsável e informar explicitamente que um prato específico não pode conter traços de nozes, leite ou qualquer outro alimento problemático.

Na maioria das circunstâncias, acomodar uma alergia envolverá fazer algumas mudanças simples em um prato e ter cuidado ao cozinhá-lo.

Para pessoas com múltiplas alergias, sua equipe de cozinha pode precisar fazer ajustes significativos ou criar um novo prato – portanto, é importante conversar com o gerente ou chef sobre o que é possível e até que ponto seu estabelecimento está disposto a ir quando se trata de acomodar alergias. Vale ressaltar que restaurantes dispostos a fazer mudanças são muito bem vistos pelos clientes.

Sinais de uma reação alérgica

Infelizmente, às vezes, não importa o quão cuidadoso você seja ao preparar a comida de um cliente, uma reação alérgica ainda pode ocorrer. Pode ser que algum resíduo tenha acabado na comida deles, que eles não tenham informado sobre uma alergia específica – ou até mesmo que eles não estivessem cientes da alergia.

É importante que você tenha uma ideia básica dos sinais e sintomas que acompanham uma reação alérgica, para que possa tomar medidas, se necessário.

Os principais sintomas visíveis incluem:

  • Inchaço do rosto ou lábios
  • Erupções cutâneas ou vergões
  • Inchaço da língua ou garganta
  • Dificuldade em respirar ou falar
  • Chiado ou tosse
  • Perda de consciência ou vômito

Se você notar um cliente apresentando qualquer um desses sintomas de repente, não hesite em abordá-los e verificar se estão bem.

Então, o que você deve fazer?

Na maioria dos casos, seu cliente já terá um plano de ação em vigor se tiver uma alergia específica. Eles podem ter um EpiPen à mão e ser capazes de resolver a situação rapidamente. Ou podem precisar de sua ajuda para chamar uma ambulância ou criar espaço ao redor deles. Se a situação assim o exigir, você pode fazer um anúncio no local para ver se há um médico ou enfermeiro disponível para ajudar.

Seja qual for o seu curso de ação, você deve informar seu supervisor o mais rápido possível. Faça o possível para deixar o cliente o mais confortável possível e mantenha os outros no local calmos.

O Menu Control possui uma ferramente de informação nutricional e rotulagem, onde é possível informar os alérgenos dos alimentos e consequentemente, receitas que possuem estes alérgenos. Clique aqui e crie sua conta gratuita agora mesmo.

Artigo traduzido e adaptado de: https://blog.typsy.com/one-stop-food-allergy-guide-restaurants