Artigo traduzido e adaptado de: https://blog.typsy.com/the-war-on-straws-why-you-should-say-no-to-plastic
Já é senso comum que plástico é ruim para o meio ambiente. Basta ir a alguma praia e existe uma grande chance de você encontrar pelo menos um pedaço de plástico na areia. Com cada vez mais medidas sendo cobradas, mercados pelo mundo todo já estão começando a banir as sacolas plásticas de uso único.
Mas as coisas não terminam por aí. Ativistas ambientais agora estão indo atrás dos canudos plásticos, eles defendem que em alguns países, como a Austrália, são usados em torno de 10 milhões de canudos por dia. A chamada por ações a respeito tem sido atendida pelo planeta todo, negócios, companhia aéreas, hotéis e outros, estão lutando para abandonar completamente o uso desses canudos.
Então, o que é a guerra contra o canudo e o que você pode/deve fazer a respeito?
A guerra contra eles pode estar chegando na mídia com maior frequência somente agora, mas já acontece em muitas comunidades ao redor do mundo por anos. Países como o Marrocos estão regulamentando o uso de plástico desde 2016, enquanto a cidade de Seattle nos Estados Unidos, foi o pioneiro e baniu o uso de canudos em 2008, 10 anos depois e a cidade agora é a primeira grande cidade americana a banir utensílios plásticos de uso único.
Mas não são somente países e cidade que estão tomando ações para banir os canudos. Negócios globais como Starbucks, Barcardi, McDonald’s, American Airlines e outras, decidiram que vão retirar totalmente os canudos nos anos que estão por vir.
E então, porquê toda essa preocupação? Estatísticas recentes mostram que nos Estados Unidos, cerca de 390 milhões de canudos são usados todos os dias. Infelizmente, aí que mora o problema: muitas pessoas não precisam do canudo para beber suas bebidas. E muitas pessoas que usam os canudos plásticos, não descartam eles corretamente.
Em muitos casos, canudos plásticos acabam em rios ou córregos que os levam até as praias, de lá, são carregados pelas correntes e podem acabar se tornando uma espécie de lixão no mar, como o Pacific Garbage Patch, que hoje tem em torno de 80.000 toneladas de lixo.
Se somente um tapete de lixo em cima da água não fosse ruim o suficiente, infelizmente, muitos pedaços de plástico são consumidos por animais que também estão viajando pelas correntezas. É estimado que em torno de 700 espécies diferentes de animais são forçadas a lidar com lixo humano durante essas viagens, e, 92% desse lixo é plástico.
Conforme a vida marinha como peixes e mariscos consomem plástico, eles também consomem os compostos químicos prejudiciais presentes nesse tipo de produto. Posteriormente, alguns desses animais são consumidos pelos humanos que, mesmo sem saber, acabam consumindo compostos químicos dos plásticos. Estudos mostram que os esses compostos podem ter impactos disruptivos nos humanos, podendo causar até câncer.
Se essas estatísticas estão fazendo você pensar duas vezes sobre o plástico, esse é só o primeiro passo. Dizer adeus aos canudos plásticos no seu negócio não precisa ser uma dificuldade. Se você está preocupado que seus clientes vão reclamar, leve em consideração que muitas pessoas nem precisam dos canudos, só os usam por já ser normalmente oferecidos pelos estabelecimentos.
Mas também existem pessoas que necessitam de canudos. Pessoas com alguma deficiência podem precisar do canudo para ajudá-los a comer ou beber algo.
Se você está pensando em banir o plástico do seu negócio, aqui estão algumas opções que podem te ajudar na iniciativa.
Canudos somente quando requisitados
Muitas bebidas não precisam de um canudo para serem consumidas, então, implementar um sistema onde os clientes precisam pedir por um canudo para recebê-lo. Caso seja requisitado, você pode então oferecer um canudo reutilizável, como última opção, você pode oferecer os canudos plásticos. Essa é uma ótima alternativa por dar ao cliente a opção de não utilizar o canudo, que normalmente usa só pelo motivo de “já estar ali”, percebendo que não é necessário, ele pode começar a dispensar o canudo não só no seu estabelecimento, mas também em qualquer outro que ele frequente.
Canudos reutilizáveis
Deixe de lado o canudo para uso único completamente e comece a usar canudos reutilizáveis. Procure esse tipo de canudo, vidro, metal, silicone. Esses canudos podem ser custosos caso você decida fornecê-lo “gratuitamente”, então pode se pensar num sistema de “pague pelo seu canudo”, a ser implementado no seu estabelecimento.
A Starbucks já implementa esse modelo e ele tem se mostrado um grande sucesso com um combo de copo e canudo reutilizável. Além do mais, é uma maneira de divulgar sua marca sempre que um cliente fizer algum post com sua marca. Leia também nosso artigo sobre marketing digital para restaurantes. Clique aqui
Canudos biodegradáveis
Existem muitas opções no mercado e algumas são de fontes sustentáveis ou, são biodegradáveis. Isso significa que caso eventualmente algum dos seus canudos vá parar no meio-ambiente, o dano causado é significativamente menor se comparado ao plástico.
Procure fornecedores como a Strawplast e seus canudos biodegradáveis, também é possivel encontrar versões de papel no mercado que são ainda mais amigáveis ao ambiente.