Gerenciar um negócio gastronômico precisa de habilidade e tato. Desde a compra de ingredientes, criar pratos perfeitos ou contratar pessoas que irão agregar ao negócio, que inicialmente parecem tarefas óbvias, existem muitas outras responsabilidades a serem consideradas quando falamos de toda uma operação. Com o foco em servir uma boa comida e ter um bom atendimento, os restaurantes também precisam vencer o desafio de alcançar as expectativas dos clientes, e se manter atualizados nas tendências do mundo culinário. Aqui vão dicas de gerenciamento para te ajudar nessa jornada.
Satisfação do cliente
No geral, a satisfação dos clientes dá aos negócios, clientes fiéis e um bom marketing “boca-a-boca”. Gerenciar negócios gastronômicos, assim como muitos outros negócios, exige uma maior proatividade quando o assunto é a experiência do cliente. Desde o momento que o cliente entra no seu restaurante ou pede um prato pelo delivery, ele precisa ter a confiança de que será bem atendido com atenção e cordialidade. Entradas de restaurantes precisam sempre estar limpas, os sites ou aplicativos devem ser bem organizados, numa operação comum, os funcionários precisam ser educados e entusiasmados para ajudar com tudo que for necessário, o layout de sites e apps deve sempre ser bem claro e objetivo.
Os padrões de serviço devem ser muito bem definidos e treinados e avaliados com toda a equipe, incluindo todos que tem qualquer tipo de contato com o cliente. Foque em corrigir problemas o quanto antes possível.
Matéria prima
Lidar com alimentos requer atenção cuidadosa à segurança e à limpeza. Os trabalhadores devem lavar as mãos com frequência, e as bancadas e outras superfícies de alimentos precisam ser limpas regularmente, idealmente após cada uso. Faça pedidos de alimentos frescos de fornecedores locais sempre que possível. Verifique os alimentos na entrega quanto a qualidade. Mova os alimentos para o armazenamento o mais rápido possível. Mantenha a rotação adequada dos alimentos para limitar o desperdício e acompanhe as datas de validade. Armazene alimentos crus e pré-cozidos em temperaturas apropriadas e sirva alimentos nas temperaturas adequadas.
Fornecedores e Equipe
Mantenha um olho nos preços de vários atacadistas. Se você estiver familiarizado com alternativas locais, seu fornecedor pode oferecer preços reduzidos para mantê-lo como cliente, aumentando sua margem de lucro. Um bom relacionamento com fornecedores é essencial para o funcionamento tranquilo de um negócio de alimentos, portanto, aborde as negociações de preços com cuidado e respeito.
Restaurantes devem contratar chefs e equipe de cozinha qualificados para ajudar a garantir a segurança dos alimentos. Além disso, chefs qualificados podem colaborar em mudanças no cardápio e tendências culinárias.
Veja aqui dicas de gerenciamento de equipe
Dicas Adicionais
Divulgue o seu estabelecimento. Isso pode incluir entrar em contato com jornais locais e sites de avaliações de alimentos em busca de oportunidades de marketing. Convide um crítico de alimentos para visitar seu restaurante. Claro, convites para a mídia significam estar no topo do seu jogo e garantir a preparação adequada dos alimentos, apresentação das refeições e atendimento ao cliente.
Mantenha-se atualizado sobre as últimas tendências e desenvolvimentos sazonais no mundo dos alimentos. Considere introduzir novas tendências de forma limitada até que um público fiel se desenvolva. Mantenha um nível adequado de equipe para garantir que o serviço e a qualidade permaneçam estáveis. Colabore quando necessário, seja na cozinha, na área de jantar ou no estoque. Acompanhe questões financeiras e legais complicadas com a ajuda de contadores e advogados de confiança.
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Texto traduzido e adaptado de: https://smallbusiness.chron.com/tips-managing-food-business-2657.html