A maneira como seus colaboradores são gerenciados é crítica para um negócio de sucesso.
Deixaremos aqui algumas dicas para você explorar e criar um ambiente satisfatório e produtivo entre seus colaboradores.
Estabeleça uma visão compartilhada
Quando um time de pessoas está alinhado em um objetivo, ele é mais propenso a trabalhar em conjunto para alcança-lo. Comunicaque claramente a história, o propósito e as principais vantagens competitivas do seu negócio, isso já pode ser feito nas entrevistas com futuros funcionários.
Na sequência, coloque objetivos e metas ambiciosas, mas alcançáveis, para inspirar e motivar seus colaboradores com o desafio, tanto em grupo quanto individualmente. O objetivo pode ser conquistar uma determinada nota em algum portal de avaliações, ganhar um prêmio de restaurante do ano, ou até coisas mais simples como, diminuir o desperdício de comida pelos clientes, porém, é importante ter uma maneira de medir e apresentar isso a equipe.
Seja transparente com a equipe
Ser transparente sobre seu negócio é uma maneira de encorajar seus colaboradores a estarem mais engajados no sucesso dele. Uma maneira de fazer isso é utilizar a gestão com livro aberto, é um método onde continuamente as posições financeiras da empresa são compartilhadas com os funcionários para aumentar o engajamento. Mas existem outras formas onde menos informações são compartilhadas que também podem ajudar e muito, apenas compartilhar as métricas do restaurante já é uma ótima forma de ajudar.
Deixe cargos e responsabilidades muito claros
As pessoas tendem a performar melhor suas atividades melhor e trabalhar mais em um time, em situações onde elas tem uma ideia clara do objetivo final, mas principalmente de qual é o papel dela para alcançar esse objetivo. Durante os onboardings, apresente toda a empresa e a equipe, qual a responsabilidade de todos eles e, onde é que o novo colaborador se encaixa. É bom que a equipe também tenha acesso a essa informação com certa facilidade para caso queiram ou precisem consultar.
Deixe os trabalhos mais simples com sistemas e tecnologia
Ter bons sistemas ajuda seus colaboradores a trabalhar com maior eficiência, o que é incrivelmente importante em um restaurante movimentado. O Menu Control é um ótimo exemplo, com ele você consegue montar fichar técnicas profissionais com poucos cliques, isso garante uma padronização e facilidade muito grande para os funcionários da cozinha, além dos benefícios gerenciais, clique aqui e crie sua conta gratuita agora mesmo.
Peça feedback a sua equipe
Muito importante também é entender como estão os seus funcionários em relação ao trabalho, receber o feedback permite entender pontos de melhorias e possíveis necessidades, não só dos funcionários, mas também talvez algo que alguém da equipe presenciou ou ouviu de um cliente.
Existem diversas formas de receber esses feedbacks, sejam em reuniões com a equipe, sessões de brainstorm, ou até com o estilo de gestão com reuniões 1:1, onde você conversa individualmente com cada um da equipe e troca informações, expectativas e etc.
Mostre a sua equipe que eles são valorizados
Mostrar que você valoriza as contribuições dos funcionários para a empresa é crítico para motiva-los e, melhorar sua retenção. Reconheça ideias, comportamentos, vendas, atendimentos, tudo que beneficia o negócio, isso motiva seu funcionário que se sente melhor, e também o motiva a repetir a ação mais vezes.
Esse reconhecimento pode vir de diversas formas, seja apenas por um comentário para ações de menor impacto, até a presentear funcionários com vale compras, bonificações, quem sabe até uma promoção?
Artigo traduzido e adaptado de: https://squareup.com/au/en/townsquare/team-management-tips-restaurant