Artigo original: http://www.mcdonalds.ie/iehome/our_story/our_history/the_ray_kroc_story.html
“Se eu ganhasse um tijolo para cada vez que repeti a frase Qualidade, Serviço, Limpeza e Valor, acho que eu seria capaz de construir uma ponte no Oceano Atlântico com eles.” – Ray Krok
Como você cria um império de restaurantes e é um sucesso imediato com 52 anos? Como diz Ray Krok, “Eu fui uma pessoa com sucesso repentino, mas 30 anos não é tão repentino assim”
Origens
Em 1917, Ray Kroc mentiu sobre a sua idade para entrar na Cruz Vermelha como um motorista de ambulância, porém, a guerra terminou antes que seu treinamento acabasse. Depois disso ele trabalhou como pianista, vendedor de copos de papel e multi-mixers.
Em 1954, ele foi surpreendido por um pedido enorme de 8 multi-mixers para um restaurante em San Bernardino, California. Lá, ele encontrou um restaurante pequeno mas que fazia muito sucesso gerido pelos irmãos Dick e Mac McDonald, ele ficou impressionado com a efetividade das operações deles. Eles tinham um cardápio muito limitado, concentrado em alguns poucos itens como Hambúrgueres, batatas fritas e bebidas, o que permitia que eles focassem na qualidade de cada passo da produção.
Krok mostrou seu plano de criar restaurantes McDonald’s em todos os lugares dos Estados Unidos. Em 1955 ele fundou a McDonald’s Corporation, e, 5 anos depois, comprou os direitos de exclusividade do nome McDonald’s. Em 1958, McDonald’s já tinha vendido 100 milhões de hambúrgueres.
Uma filosofia única
Ray Kroc queria construir um sistema de restaurantes que fosse famoso pela consistência de comida de alta qualidade e métodos uniformes de preparo. Ele queria servir hambúrgueres, pães, fritas e bebidas que tivessem exatamente o mesmo gosto no Alaska e no Alabama.
Nos negócios por conta própria, mas não sozinho
Para chegar nesse ponto, ele escolheu um caminho único: persuadir ambos franqueados e fornecedores a enxergarem pela visão de Krok, trabalhando não para o McDonald’s, mas para eles mesmos, junto com o McDonald’s. Ele promovia o slogan, “Nos negócios por conta própria, mas não sozinho” A filosofia dele era baseado num princípio simples de um banquinho de 3 pernas, uma delas era o McDonald’s, a segunda, os franqueados, e a terceira, os fornecedores do McDonald’s. O banquinho só seria estável se tivesse as 3 pernas juntas.
Recompensando inovação
Ray Krok acreditava em espirito empreendedor, e recompensava seus franqueados por criatividade individual. Muitos dos itens de cardápio mais famosos da franquia, (como BigMac, EggMcMuffin e McFish) foram criados por franqueados. Ao mesmo tempo, o McDonald’s insistia que os franqueados seguissem os princípios principais de qualidade, serviço, limpeza e valor.
A raízes da qualidade
A paixão de McDonald’s por qualidade significava que cada ingrediente era testado, saboreado e aperfeiçoado para se encaixar no sistema operacional do restaurante. Enquanto os restaurantes bombavam, o volume imenso de pedidos começou a chamar a atenção dos fornecedores, que começaram a levar mais a sério os padrões de qualidade assim como o próprio McDonald’s fazia. Enquanto outros Fast Food surgiam seguindo a ideia do McDonald’s, os altos padrões de qualidade na indústria de carnes, hortifrúti e laticínios faziam com que os restaurantes se destacassem.
Novamente, Ray Krok estava procurando por parcerias, dessa vez, com fornecedores do McDonald’s, e ele conseguiu criar a mais integrada, eficiente e inovativa cadeia de suprimentos na industria alimentícia. Esses relacionamentos com fornecedores se intensificaram através das décadas: muitos dos fornecedores operando para o McDonald’s hoje começaram a fornecer com um aperto de mão de Ray Krok.
Universidade do Hambúrguer
Em 1961, Ray lançou um programa de treinamento, que mais tarde seria chamado de universidade do hambúrguer, em um novo restaurante em Elk Grove Village, Illinois. Lá, franqueados e operadores eram treinados em métodos científicos de como administrar com sucesso um restaurante McDonald’s. A Universidade Hambúrguer também tinha laboratórios de pesquisa e desenvolvimento para desenvolver novos métodos de cozinhar, congelar, estocar e servir. Hoje mais de 80 mil pessoas foram graduadas no programa.
O fim de uma Lenda
Até seu último momento de vida, em 14 de Janeiro de 1984, Ray Krok nunca parou de trabalhar para o McDonald’s. Mesmo quando foi confinado a uma cadeira de rodas, ele ainda ia trabalhar no escritório de San Diego quase todos os dias. Ele se mantinha extremamente atencioso em um restaurante perto do escritório, ligava para o gerente para lembrá-lo de tirar o lixo, limpar o estacionamento e ligar as luzes durante a noite.
Pela sua paixão por inovação e eficiência, pela sua perseguição inacabável em qualidade e as diversas contribuições com instituições de caridade, o legado de Ray Krok continua sendo inspirador e é uma parte integral do McDonald’s até hoje.
Fontes
1- Grinding it Out: The Making of McDonald’s by Ray A. Kroc, ©Ray A. Kroc 1977.
2- McDonalds: Behind the Golden Arches by John F. Love ©John F. Love 1995.
3- aboutmcdonalds.com 2009.