Artigo original: https://www.forbes.com/sites/forbesagencycouncil/2017/09/14/successful-digital-marketing-for-restaurants/#6faec1f71329

Autor do artigo em inglês: T. Maxwell

Gerenciar um restaurante no mundo digital pode ser uma tarefa complicada, até mesmo para gestores mais experientes.

O grande crescimento das mídias sociais e dos smartphones permite que seus clientes vejam e critiquem todas as suas ações. Certamente dar a oportunidade (particularmente jovens) de acabarem com os seu negócio sem nenhuma validação só porque eles não tiveram a melhor experiência da vida no seu negócio não é muito bom. Operar um restaurante tornou defender-se tão importante quanto servir uma boa comida e um bom ambiente. Isso é o porque uma estratégia de marketing digital eficaz é crítica para aumentar as vendas.

Seu site deve estar bem recheado

Um site de restaurante não precisa ser robusto, mas precisa ser bem planejado e 100% funcional. Muitos clientes de restaurantes passam pelos mesmos problemas em diferentes sites, falta de otimização para celulares, números de telefone que não podem ser clicados, falta de consulta a cardápios , imagens borradas. Ter um site mal construído é como servir macarrão instantâneo num restaurante italianoVocê quer que as pessoas entrem no seu site, façam uma reserva ou venham até ele, é simples.

Seu site deve conter seções verticais para que as pessoas possam rolar para baixo e achar informações pertinentes sobre seu restaurante – informações de contato, cardápio, horários e uma galeria de fotos.

A indústria dos restaurantes está no topo da lista quando o assunto é tráfego em celular, então, faz sentido ter um site com design adequado para smartphones.

Seja proprietário da listagem do seu restaurante no Google

Esse pode ser o maior fator para deixar seu restaurante na primeira página dos resultados de pesquisa do google. O google mostra o que é chamado de “Local 3-pack” quando você faz uma busca, por exemplo, “restaurante de frutos do mar em tal cidade”. o “Local-3-pack” vem a frente nos resultados com um mapa e três listagens. Existem vários fatores que o google leva em consideração para determinar quais restaurantes serão exibidos e isso muda o tempo todo. A proximidade é o maior fator com influência (19%), seguido pelas avaliações no google (13%).

Uma coisa é certa, ter a propriedade da página do seu negócio no google ajuda a ganhar visibilidade. Tenha certeza de possuí-la e manter todas as informações corretas e atualizadas. Você pode acessar a página do Google my business para começar o processo.

Mídias sociais

Uma boa estratégia nas mídias sociais é fundamental para o marketing de restaurantes. Todos deveriam saber disso. O que a maioria não sabe é como executar. Muitos restaurantes deixam suas redes sociais de lado ou deixam para alguém que não tem completo conhecimento do negócio para cuidar delas. Isso leva a páginas com posts feitos na correria, imagens medíocres e pouco crescimento no número de seguidores. Como mencionado anteriormente, as mídias sociais são muito importantes para deixar para alguém que goste mas não tenha conhecimento o suficiente para controlá-las. Você precisa de alguém que saiba como e que tenha tempo para cuidar apropriadamente, caso contrário, contrate uma agência de marketing para restaurantes.

As mídia social é onde você conversa com o seu público habitual e onde você vende seu restaurante para novos clientes. Isso deve ser levado muito a sério.Alguns dos erros mais comuns que vemos são:

  • Conectar as contas do Facebook e do Instagram;
  • Colocar o feed de posts das mídias sociais no site;
  • Não estabelecer um sistema para gerar novas fotos todos os meses;
  • Fazer anúncios nacionais ao invés de priorizar o público local;

As mídias sociais não são terrivelmente complexas, mas precisam ser bem planejadas e executadas para serem efetivas.

E-mail marketing

O e-mail marketing é a forma de marketing digital. Foi abandonado a uma década atrás quando os Spams se tornaram um problema. Foi deixado de lado novamente com o crescimento impressionante do Facebook que deixou fácil a conexão entre empresas e clientes. Depois, houve outra virada quando o Facebook começou a limitar a quantidade de seguidores que visualizavam os posts e começou a cobrar por impulsionamentos para maior visibilidade. Foi assim que o e-mail marketing ressuscitou mais uma vez.

Como dono de restaurante, você é responsável por enviar promoções, informações de eventos e novos itens no cardápio para todos os seus clientes gratuitamente. O MailChimp te permite usar a plataforma de marketing para até 2000 contatos gratuitamente. Os e-mails tem uma maior taxa de cliques muito mais alta se comparada as redes sociais.

Claro que o e-mail marketing só é bom se você coletar o e-mail dos seus clientes, e é por isso que muitos restaurantes negligenciam esse modo de comunicação. Existe uma maneira muito fácil de fazer isso sem incomodar seus clientes; esqueça a antiga estratégia de coletar cartões de visita no caixa e depois mandar e-mails manualmente todas as semanas. Agora você pode instalar uma rede Wi-Fi que pede pelo e-mail do seu cliente ao invés de uma senha para ter acesso a internet.

O marketing digital para restaurantes está ficando cada dia mais complexo, mas se você focar nos seus clientes e nas estratégias mencionadas acima, é possível fazer uma boa diferença. No entanto, a melhor estratégia de marketing digital não fará diferença nenhuma se comparada a uma ótima comida, um ambiente agradável e banheiros limpos. O básico não muda nunca.