1. Introdução
Um cozinheiro precisa saber como documentar receita para no futuro fazer uma ficha técnica e conhecer quais ingredientes e quantidades são necessárias para o preparo de seus pratos.
Veja, a seguir, um passo a passo sobre como documentar uma receita de forma prática.
2. Utensílio de medida
Ao registrar as receitas é importante que sejam escolhidos corretamente os utensílios de medida. Somente assim os ingredientes poderão ser contados de forma correta.
É fundamental também documentar a unidade de medida e a unidade de medida caseira. 50 gramas de açúcar equivalem a 2 xícaras de açúcar, por exemplo. Assim é mais fácil de elaborar a receita posteriormente, pois nem sempre se terá uma balança à disposição para medir com exatidão.
3. Mapeamento de preços dos produtos
Quando for documentar uma receita para restaurantes, é preciso ter noção de como ela vai ser cobrada. De tal modo, é necessário entender que a cada X gramas de um ingrediente será gerada uma quantidade Y da receita, que poderá ser vendida pelo valor Z.
Para isso, deve-se compreender o custo de cada insumo, utilizando bancos de ingredientes, como o que consta no software do Menu Control.
4. Desenvolvimento da ficha técnica
A ficha técnica de uma receita deve conter a quantidade de porções que ela rende, os ingredientes na proporção correta, o método de cocção, o tempo de preparo e os procedimentos que devem ser realizados, de forma individualizada.
Ao elaborar a ficha é preciso levar em conta o fator de correção. Isso quer dizer que partes que não serão aproveitadas na receita não entram nesse cálculo. A cebola deve ser considerada sem casca e a carne sem capa, por exemplo.
5. Utilização da balança
O uso dessa ferramenta também precisa ser eficiente, aplicando também a tara. Dessa forma, a balança deve ser programada para que pese os produtos e subtraia as embalagens, cascas etc.
Saber como pesar os alimentos utilizando a tara da balança é imprescindível para que não ocorram erros no momento do preparo da receita e, posteriormente, da precificação.
6. Formação de preços por Markup
Para formar o preço de venda pelo método markup, é preciso considerar os custos de produção, a distribuição do produto e a venda. Também é adicionado a essa soma o valor do lucro bruto.
O cálculo deve incluir os custos fixos (como o gás e a energia) e os variáveis (como impostos sobre o produto ou comissões de venda) que envolvem a receita. Essa conta precisa ser feita com base na ficha técnica de cada prato.
7. Conclusão
Os cozinheiros profissionais precisam documentar receitas para desenvolver as fichas técnicas dos pratos que comercializam em seus estabelecimentos. E, agora como você já sabe um pouco mais sobre isso, é chegado o momento de desenvolver as fichas do seu restaurante.
Para isso, você pode contar com o Menu Control, um software especializado nessa atividade. Assim, você faz tudo de forma mais prática e automatizada, deixando de lado as questões mais burocráticas e focando naquilo que você mais gosta de fazer, que é cozinhar e criar novos pratos deliciosos!
Aproveite e baixe nosso modelo para documentar receitas.
8. Menu Control
O Menu Control é um software especializado em fichas técnicas de alimentos, em que é possível compor e precificar receitas alimentícias, definir o custo, preço, organizar receitas e promover os produtos. É 100% online e atende a todo o Brasil.
- Comece a usar dados hoje: 3 passos simples para pequenas empresas - 09/10/2023
- Ficha técnica e Inflação alta - 03/04/2023
- 6 maneiras inteligentes de cortar custos em restaurantes - 03/04/2023