Os restaurantes de buffet podem enfrentar problemas quando não dedicam tempo para formular quais são seus objetivos comerciais. Sem ter uma compreensão clara dos objetivos operacionais, os buffets podem acabar atendendo ao público errado, gerando desperdício de alimentos ou não otimizando completamente o lucro.
Aqui estão alguns pontos de atenção para este tipo de restaurante.
1º objetivo: Satisfação do Cliente
Restaurantes de buffet, apesar de terem a reputação de focar mais na quantidade do que na qualidade, enfrentam uma clientela cada vez mais exigente que deseja ambos. Para manter os hóspedes satisfeitos, os buffets podem se concentrar em detalhes como a frescura dos ingredientes, substituições frequentes, variedade e “estações de ação” para pedidos personalizados. Gerentes de buffets podem operar com base em princípios fundamentais, como objetivos relacionados à qualidade, consistência e serviço, para revitalizar buffets pouco atraentes. Um bom ponto de partida para os buffets é direcionar seu principal grupo demográfico socioeconômico e, em seguida, adaptar outros objetivos de acordo.
2º objetivo: Rentabilidade vs. Fluxo de Clientes
Buffets precisam equilibrar a rentabilidade interna com a atração de clientes. Para maximizar o lucro, é crucial manter os custos alimentares abaixo de 40%. No entanto, isso pode resultar em menor qualidade e variedade, afetando o fluxo de clientes. Se o foco for atrair mais clientes, os custos alimentares podem ser mais altos, mas a qualidade pode ser um atrativo para o público desejado. Encontrar o equilíbrio certo é essencial para o sucesso do buffet.
3º objetivo: Controle de Custos
Considerando que os alimentos podem representar mais da metade dos custos totais de um restaurante de buffet, um objetivo crítico para os gerentes é minimizar o desperdício. Os buffets devem ser especialmente vigilantes no final do dia, quando a maior parte do desperdício de alimentos ocorre. Além disso, os gerentes podem experimentar com diferentes bandejas de serviço de profundidades variadas e ajustar conforme o volume de clientes. Por exemplo, bandejas mais rasas dão a impressão de estar cheias sem exigir uma produção excessiva. Além disso, copos de bebida maiores ajudam as pessoas a se saciarem com líquidos e reduzem o consumo excessivo.
4º objetivo: Lealdade do Cliente
Um restaurante de buffet precisa fazer mais do que oferecer uma grande quantidade de comida para o maior número possível de clientes em um curto período de tempo. Assim como qualquer restaurante, um buffet também precisa se promover de forma eficaz e construir a lealdade do cliente para gerar negócios recorrentes. Ao proporcionar ao cliente uma experiência gastronômica memorável, o buffet incentiva um relacionamento contínuo com o restaurante. Programas de fidelidade que recompensam clientes frequentes podem ajudar a manter um restaurante de buffet sempre cheio.O Menu Control é um software especializado em fichas técnicas e precificação de receitas gastronômicas, ou seja, é a ferramenta ideal para restaurantes de buffet que buscam melhorar a qualidade e a consistência dos pratos, reduzir o desperdício de alimentos e aumentar a rentabilidade.
Utilize a tecnologia a seu favor
Softwares modernos podem ser uma ótima forma de ajudar com todos os pontos que citamos acima, convidamos você a conhecer o Menu Control
O Menu Control oferece uma série de funcionalidades que podem ajudar os buffets a atingir seus objetivos operacionais, incluindo:
- Geração de fichas técnicas automatizadas
- Cálculo do custo real de cada prato
- Simulação de diferentes cenários de precificação
- Gestão de estoque e compras
- Controle de custos
- Análise de desempenho
Artigo traduzido e adaptado de: https://smallbusiness.chron.com/objectives-buffet-restaurant-80351.html