Por mais que o setor gastronômico seja bastante receptivo ao pequeno e ao novo empreendedor, conhecer os quatro pilares da gestão de negócios de gastronomia é fundamental para não engrossar as estatísticas das empresas que fecham as portas logo nos primeiros anos de existência.
Veja, na sequência, tudo o que você precisa saber sobre os quatro pontos-chaves para fidelizar clientes e aumentar o faturamento em restaurantes, lanchonetes, bares, bistrôs e cafés. Confira!
Qualidade do produto
Oferecer comida de qualidade aos clientes talvez seja o ponto mais importante, já que, sem ele, todos os outros pilares desmoronam. Por melhor que seja o ambiente, a música e o serviço, os clientes simplesmente não voltarão se a comida não for boa.
Comida de qualidade é feita pela combinação entre profissionais talentosos, bons ingredientes e uma cozinha equipada. Por isso, é fundamental investir na capacitação dos funcionários da cozinha, além de equipamentos e insumos de primeira.
Serviço
Por mais que a qualidade e o sabor da comida servida sejam fatores importantes, é preciso lembrar que o cliente não está em busca apenas de se alimentar. Na verdade, ele quer uma experiência completa.
Todo mundo pode comer no conforto do lar, mas quando decidimos sentar em um restaurante, o fazemos não apenas pelo sabor espetacular do tempero, mas também pela conveniência de ter os pratos servidos na mesa, de curtir um bom ambiente e de não ter que se preocupar com o preparo e a louça.
Limpeza
A limpeza é um item que dialoga com os outros dois pontos que já tivemos a oportunidade de ver por aqui: qualidade do produto e bom serviço.
A limpeza da cozinha é importante para evitar que elementos estranhos aos ingredientes acabem indo parar no prato do cliente, modificando o sabor e a qualidade do seu produto. Em alguns casos mais graves, a negligência com a limpeza pode chegar a colocar a saúde do cliente em risco.
A limpeza do salão, por sua vez, também deve ser impecável, já que é o local que acolherá nossos convidados. Isso inclui a limpeza pesada e também os detalhes, como toalhas de mesa, guardanapos, pratos, copos, talheres e até mesmo o uniforme dos garçons.
Lucro
Por fim, não poderíamos deixar de abordar o aspecto financeiro, já que ele é o grande responsável pelos altos índices de mortalidade das empresas.
Além de trabalhar com ingredientes de primeira, investir na capacitação de seus colaboradores e caprichar na limpeza da cozinha e do salão, o empreendedor também tem que se preocupar em trazer dinheiro para dentro da empresa, já que não há outro jeito fechar a conta no fim do mês.
A grande dica aqui é buscar uma estratégia para dar saída aos produtos que mais queremos vender, como é o caso dos que têm uma margem de lucro um pouco maior ou daqueles que têm alguma importância estratégica para o negócio.
Para concluir nosso artigo, é importante destacar a enorme importância de conhecer e cumprir as regras da Vigilância Sanitária.
Além de garantir uma experiência para o cliente de acordo com um padrão mínimo de qualidade, o empresário também não corre o risco de ser autuado pelas autoridades fiscalizadoras, tendo de arcar com pesadas multas, um dos grandes riscos na gestão de negócios de gastronomia.
E aí, confiante para construir uma fundação sólida para o seu negócio? Então, aprenda agora mesmo a montar um plano de negócios para a sua empresa!
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