Um gerente geral de restaurante tem muitos deveres a desempenhar durante um turno. Os principais pontos na execução dessas tarefas se resumem a interações com os clientes e funcionários. Um gerente geral eficaz pode equilibrar esses dois elementos para proporcionar aos clientes a melhor experiência de possível, ao mesmo tempo em que mantém os garçons e outros funcionários do restaurante desempenhando suas tarefas.
Manter um estoque adequado
Parte das responsabilidades como gerente geral de um restaurante envolve fazer uma variedade de pedidos de produtos, incluindo bebidas alcoólicas, canudos, talheres, descartáveis e produtos alimentícios (insumos). A coordenação com os demais funcionários – chef da cozinha, barman ou garçons – é crucial para obter as informações certas sobre o que os clientes estão comprando, para que você possa fazer o pedido da quantidade certa de estoque para manter o restaurante abastecido. Ficar sem estoque em um sábado movimentado à noite pode prejudicar sua reputação com os clientes, e a lucratividade do negócio.
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Organizar os funcionários e horários
Manter quantidades adequadas de pessoas é tão importante quanto quais membros da equipe você tem. Seus funcionários de serviço, em particular, incluindo garçons, auxiliares de limpeza e pessoal da cozinha, ditam o fluxo da casa e permitem que a noite transcorra sem problemas ou caia na desorganização. Sua função como gerente geral é conhecer as forças e fraquezas de sua equipe e atribuir seções de atendimento ou funções para enfatizar essas forças e mitigar as fraquezas. Isso permite que os clientes recebam a melhor experiência possível, mantendo o restaurante funcionando bem.
Fazendo cumprir as regras
Como gerente geral, você é responsável por estabelecer regras do restaurante para a conduta adequada e por fazer cumprir essas regras quando os funcionários não atendem ao que foi combinado. Funcionários que rotineiramente quebram as regras do restaurante é desagradável, mas chamar a atenção com educação e cordialidade ajuda a manter sua autoridade no restaurante e comunica aos outros funcionários que você leva essas políticas a sério. Demitir funcionários que não atendem as regras do restaurante não é muito recomendado, porém, caso necessário, você terá a oportunidade de trazer novos trabalhadores que podem ser mais adequados ao ambiente de trabalho.
Interagindo com os clientes
Uma presença gerencial na sala de jantar faz com que os clientes se sintam mais seguros e permite que você aborde problemas nas mesas rapidamente. Cumprimentando cada mesa em um determinado momento da refeição, você pode avaliar como as pessoas em cada mesa estão aproveitando a experiência de jantar e se surgiram quaisquer problemas. Resolver quaisquer problemas antes que eles se transformem em reclamações e pedidos de reembolso é fundamental para manter uma experiência positiva para os clientes e garantir que esses clientes retornem ao restaurante.