problemas em restaurantes

Para se aventurar como um empreendedor do ramo gastronômico, espere por muitos riscos e competitividade, problemas são comuns, não é um mercado nada fácil. E, para superar isto, você e seu negócio precisarão se adaptar ao máximo.

Neste artigo, vamos listas alguns problemas extremamente comuns que restaurantes se deparam, e como lidar com eles de maneira eficiente.

O cardápio

Um bom cardápio é balanceado, ele oferece opções diversificadas e suficientes para diversos gostos diferentes, claro, a um preço condizente ao seu tipo de negócio. Filtre os itens do cardápio de acordo com a temática do restaurante e ao que melhor vende e atende seus clientes. Muitos pratos significam muitos ingredientes, muitos pré-preparos, muito tempo e muitos recursos que precisam estar disponíveis.

Para ajudar com o cardápio, aqui estão algumas dicas:

  • Incorpore fotos de alguns pratos no cardápio
  • Certifique que os cardápios estão limpos e em boas condições
  • Atualize os itens e preços pelo menus uma vez ao ano
  • Certifique que seus colaboradores sabem e estão bem orientados dos detalhes e mudanças do cardápio

Serviços ao cliente

“Um cliente feliz é um cliente contínuo”. Seu restaurante pode ter uma boa comida, porém, a experiência do cliente vai muito além disso, claro, ter uma boa comida já é um ótimo começo. Trabalhe também em padrões de atendimento com seus funcionários, educação e cordialidade são essenciais, e sempre trate seu cliente com muito respeito, um simples “bem-vindo” ou um “volte sempre” podem fazer toda a diferença para ele voltar.

Vantagem competitiva

A vantagem competitiva é o porquê um cliente deveria escolher o seu restaurante ao invés do restaurante concorrente. Para construir uma vantagem competitiva, você precisa superar as expectativas. Uma vantagem competitiva de restaurante comum é algum prato em específico, que só o seu restaurante faz, porém, ele pode ir além, pode ser a ambientação, o sentimento que trás, ou a experiência como um todo.

Análise de negócio

Lidar com as operações do dia-a-dia, não deve fazer com que você deixe de lado as informações mais importantes do negócio. Administrá-lo. Mantenha o controle do número de clientes diário, quantidade de itens pedidos, margem de contribuição, etc.
Fazendo as análises, todo o negócio fica mais claro para você, é possível encontrar maneiras de economizar mais, de distribuir melhor os recursos e pessoas no negócio.

Uma ótima ferramenta para te auxiliar nas suas análises gerenciais é o Menu Control, nela, você consegue criar e alterar as fichas técnicas do seu negócio com poucos cliques, clique aqui e comece agora mesmo seu teste gratuito.

Recrutamento e treinamento

Contratar e treinar os colaboradores certos fazem o trabalho de gerenciar um restaurante mais fácil. Contratar as pessoas erradas pode trazer um alto turnover, o que afeta sua reputação como restaurante. Contratando as pessoas certas, certifique-se de manter bons treinamentos para elas. Quanto mais elas se sentirem motivadas e orientadas ao objetivo, melhor. E quanto melhor forem os incentivos (morais e financeiros), melhor será a performance dos colaboradores.

Marketing

Gerenciar seu negócio e o marketing dele andam lado a lado. A maioria dos restaurantes, ou focam mais que o necessário, ou não dão a atenção necessária. Comece com o básico que todo negócio precisa, identidade visual. Tenha um site e dedique um tempo para ter certeza que ele funciona bem em todos os aparelhos (celulares, tablets e computadores). Considere contratar um especialista em marketing digital para promover seu negócio na internet e nas mídias sociais.

Capital

Esse problema é um dos mais comuns e mais complicados de lidar. Não ter capital o suficiente ameaça negócios de gastronomia de fechar já no seu primeiro ano de abertura. A regra de ouro é nunca começar um negócio sem ter capital para mantê-lo por pelo menos um ano para que você possa se estabelecer sem se preocupar com o dinheiro.
É importante também, que, mesmo depois de passado esse tempo, você mantenha um caixa emergencial para imprevistos.

https://taker.io/blog/7-common-problems-to-overcome-with-effective-restaurant-management

Guilherme Soares