Artigo traduzido de: https://www.thebalancesmb.com/restaurants-go-organic-2538365
Restaurantes orgânicos apresentam oportunidades incríveis para produtores orgânicos, consumidores orgânicos, e a comunidade orgânica como um todo.
Com isso dito, talvez você ainda não tenha certeza se deve ou não transformar seu restaurante em orgânico ou não. Se você está em cima do muro, aqui vão as 10 melhores razões porquê você deveria considerar transicionar para comida orgânica no seu restaurante.
1. A popularidade da comida orgânica vem crescendo muito
As tendências de restaurantes mostram que a comida orgânica está ficando cada dia mais popular. Orgânico, o que costumava ser um termo referente a novidade, agora está muito mais em evidência, os consumidores estão ficando cada vez mais experientes a respeito das suas compras de comida orgânica. Pesquisas com consumidores mostram que 41% das pessoas estão procurando mais por comida orgânica do que a um ano atrás. Outra grande pesquisa aponta que metade dos adultos escolheriam sempre comida orgânica ao invés da convencional se pudessem.
O mais importante para donos de restaurante, os orgânicos vieram para ficar. Os dados mostram que quando uma pessoa “se converte” para o mundo orgânico, ela dificilmente volta a comprar comida convencional, mesmo com pouco dinheiro. Quando os consumidores estão apaixonados pela comida orgânica, os restaurantes podem seguramente entrar na tendência.
2. Restaurantes orgânicos podem ser lucrativos
Enquanto comprar produtos orgânicos é mais caro do que comprar produtos convencionais, os clientes estão cientes e dispostos a pagar por esse custo extra para comer de esse tipo de comida. Estudos apontam que consumidores estão dispostos a cortar outros custos para poder consumir produtos orgânicos.
Consumidores estão dispostos a pagar mais em restaurantes que servem comida orgânica ou produzida localmente. No total, 65% dos consumidores pagariam até 10% a mais em restaurantes voltados a esses tipos de público. 20% pagaria até mais que 10%. Visite também nosso artigo sobre como aumentar sua lucratividade.
3. Comida orgânica é ambientalmente responsável
Cultivar comida orgânica ao invés de comida convencional tem muitos benefícios para o solo. A prática da agricultura orgânica não somente protege o planeta, mas também ajuda a melhorar os problemas ambientais que temos hoje. Quando você investe no mercado orgânico para seu restaurante, você trás alguns benefícios, como:
- Fazendas orgânicas ajudam a manter o solo mais saudável, resolvendo problemas de erosão;
- Fazendas orgânicas ajudam a conservar e proteger o suprimento de água por ser menos agressivo;
- Fazendas orgânicas são enxutas e dispensam maquinário, o que reduz a necessidade de uso de combustíveis fósseis no processo de produção;
- Fazendas orgânicas incentivam uma biodiversidade mais saudável;
- Fazendas orgânicas resultam em menos poluição do ar do que fazendas convencionais.
4. Comida orgânica é mais apetitosa que a convencional
Se seu restaurante oferece comida convencional, clientes experientes com comida orgânica sabem quando estão comendo um prato com pesticidas, hormônios e agrotóxicos.
Comida orgânica certificada, tem que ser livre de todos esses componentes citados acima, e com isso, com certeza a comida orgânica tem sabores muito mais atraentes que a convencional.
5. Comida orgânica ajuda a manter uma atmosfera mais sustentável
Orgânico não quer dizer exatamente sustentável, mas sugere um modelo mental mais sustentável, o que pode ajudar a melhorar a imagem do seu restaurante. Incorporar práticas sustentáveis no seu restaurante, como conservação de água, economia de energia, limpeza não tóxica, design sustentável e equipamentos ecológicos. Muitos clientes notarão sua responsabilidade social, e com certeza voltarão a frequentar o restaurante caso tenham uma boa experiência.
6. As opções de comida orgânica são muito variadas
Era muito difícil de se conseguir uma simples salada orgânica quando procurava-se em restaurantes. Agora, muitos restaurantes tem uma grande seleção certificada de produtos orgânicos para você escolher. Chefs focados nesse tipo de segmento, conseguem encontrar frutas, vegetais, massas, componentes de panificação, chocolates, mel, queijo, todos produtos orgânicos. Além do mais, orgânicos não significam somente verduras e vegetais, carne orgânica também está bastante disponível, desde presunto até a carnes mais finas.
7. Comida orgânica permite pratos criativos
Enquanto cara vez mais produtos orgânicos estão disponíveis. os restaurantes orgânicos e seus chefs devem manter um senso criativo muito único para manter um bom cardápio. A maioria dos donos de restaurante descobrem que a melhor maneira de manter os custos baixos é comprando orgânicos de produtores locais.
Com isso dito, nem todos os tipos de comida estão disponíveis o ano todo com esses fornecedores, ou até em fornecedores maiores, então o cardápio vai ter que se acomodar as estações. Cozinhar e planejar cardápios adaptados ao que a estação te oferece é um desafio, é também uma ótima oportunidade para testas novas opções e manter o cardápio sempre atrativo e variado.
8. Comida orgânica incentiva a comunidade local
De acordo com o Manual da fazenda orgânica, países com mais fazendas e fazendeiros tem economias mais fortes. Sendo um restaurante orgânico, você apoia diretamente a sustentar os produtores locais, e consequentemente, apoia a economia a estar cada vez mais desenvolvida. Além disso, orgânicos, pelos benefícios ambientais, ajudam a manter a comunidade limpa e saudável.
9. Restaurantes orgânicos podem ajudar a aumentar a produtividade e a motivação dos funcionários
De acordo com a associação dos restaurantes verdes, muitos dos restaurantes certificados por eles, apontam mudanças positivas na produtividade e moral dos funcionários desses restaurantes. A hipótese da associação é que muitos dos funcionários do ramo, está entre 20 e 30 anos, e, o público que procura pelos produtos orgânicos está exatamente nessa faixa etária. Vagas para trabalhar num restaurante ecologicamente correto estão cada vez sendo mais procuradas. Atualmente as pessoas não querem só um emprego, querem também um emprego que faça alguma diferença para a comunidade ou para o mundo, a tendência dos orgânicos com certeza proporcionam essas características e tornam seus postos de trabalho mais motivadores.
10. Fazer campanhas de marketing para esse tipo de restaurante é muito simples
Marketing de restaurantes orgânicos acontecem naturalmente. Não tem coisa mais fácil do que vender comida fresca e saudável, pratos voltados a estação do momento, ingredientes livres de pesticidas e agrotóxicos. As pessoas compram muito ideias sustentáveis, e também, caso seu cliente seja um consumidor frequente desse tipo de comida (que como vimos, é algo bastante comum), você consegue conquistar o cliente por ser um dos poucos que oferecem esse tipo de produto.
Aproveite para ler nosso artigo sobre como desenvolver o cardápio de um restaurante, clique aqui para acessar.