Se você administra um restaurante em uma cidade pequena, provavelmente não tem muita concorrência. No entanto, também pode ser que não tenha uma base de clientes muito grande. Você pode resolver isso expandindo seu alcance geográfico. Crie uma especialidade que torne seu restaurante famoso e atraia clientes de longe. Considere sediar competições culinárias. Isso colocará sua pequena cidade e seu restaurante no mapa.
Itens Especiais
Aperfeiçoe um prato do menu que fará as pessoas implorarem por mais. Talvez seja a torta de nozes da Tia Maria, hambúrgueres suculentos com seu molho secreto ou frango frito que traga lembranças emocionantes de casa para seus clientes. Destaque produtos agrícolas locais no menu.
Marketing
Chame a atenção dos transeuntes com outdoors e anúncios em rodovias importantes e estradas que cruzam sua pequena cidade. Anuncie em letras grandes que seu restaurante é o lar da famosa feijoada, ou seja lá qual for sua reivindicação de fama. Coloque anúncios em jornais regionais com cupons para incentivar os turistas a irem até seu restaurante. Sugira uma coluna semanal de “Conheça seu vizinho” ao editor do jornal local e ofereça-se para dar a primeira entrevista.
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Festivais Gastronômicos
Patrocine um festival que destaque sua especialidade ou a agricultura regional. Se você vive na capital nacional da laranja, crie uma receita incrível de bolo e destaque-a no festival anual da laranja. Inclua o nome de seu restaurante em todos os materiais promocionais. Convide comunidades locais e vizinhas de sua pequena cidade para participar e competir em um concurso de culinária. À medida que a notícia sobre o festival se espalhar, ele atrairá visitantes, impulsionando a economia de sua pequena cidade e dando credibilidade ao seu restaurante. Procure oportunidades para mostrar suas habilidades culinárias em outros festivais e competições.
Especiais
Projete seu menu com base em segmentos de mercado específicos. Realize uma noite para crianças, para que os pais se sintam à vontade para jantar com seus filhos pequenos sem se preocupar em incomodar outros clientes. Se sua comunidade tiver uma grande população idosa ou muitos fiéis frequentadores de igrejas, ofereça descontos para idosos ou horários estendidos para o brunch de domingo “depois da igreja”. Crie uma clientela fiel com especiais diários e semanais.
Escola de Culinária
Compartilhe suas habilidades culinárias oferecendo aulas de culinária que se concentrem em suas especialidades, seja panificação, grelhados, sopas ou aperitivos. Realize demonstrações culinárias e permita que a plateia experimente a comida. Convide um sommelier para apresentar e servir harmonizações de vinhos da vinícola local que combinem com a comida.
Atendimento ao Cliente
Toda a comida deliciosa, ambiente agradável e especiais diários não manterão os clientes e atrairão novos se eles não gostarem da experiência gastronômica. Ofereça um excelente atendimento com um sorriso, valor pelo dinheiro gasto e seus clientes continuarão voltando e ajudarão você a expandir seu negócio por meio do boca a boca, como seus clientes são mais escassos por estar em uma pequena cidade, faça com que eles sempre voltem.
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Texto traduzido e adaptado de: https://smallbusiness.chron.com/grassroots-marketing-ideas-restaurants-33929.html