É comum ir até o supermercado ao menos uma vez por semana e escolher, dentre variados tipos de produtos, aquelas marcas mais visualmente chamativas ou que já estão na nossa memória graças às chamadas publicitárias que todos os dias e em todos os lugares nos circundam. Mas se pararmos para refletir, o número de pessoas que de fato sabem o que estão consumindo é muito baixo, apesar de se preocuparem com a qualidade dos ingredientes inseridos nesses produtos.
Segundo uma pesquisa publicada na “Revista Agropecuária Técnica” (Agrotec), 69% das pessoas entrevistadas conferem as informações nos rótulos e tabelas nutricionais dos produtos que estão consumindo. Porém, ao serem questionadas se conhecem os termos técnicos utilizados, a resposta negativa atingiu os 70% das pessoas entrevistadas.
Por via de regra, qualquer informação presente nas embalagens de qualquer produto é o meio de comunicação que o cliente tem de imediato com o fabricante e por isso elas devem esclarecer prováveis dúvidas sobre esses produtos logo na primeira leitura.
Falando especificamente sobre tabela nutricional, criamos esse artigo para te ajudar a entender no que consiste, como é calculada e principalmente, porque é tão importante ter uma tabela nutricional agregada aos seus produtos.
O que é uma tabela nutricional?
A tabela nutricional é uma lista descritiva dos ingredientes e tipos de nutrientes associada às embalagens de alimentos e bebidas. Ela tem por função esclarecer as quantidades em gramas e percentuais de todas as propriedades contidas no produto em questão, como carboidratos, proteínas, gorduras totais, trans e saturadas, fibras, sódio e também porções diárias ideais de consumo e valores calóricos. Manter essas informações em todas as embalagens de produtos alimentícios é obrigatório por lei regida pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Porque inserir uma tabela nutricional nos seus produtos é importante para o seu negócio?
Existem alguns produtos que não possuem obrigatoriedade de apresentação de informações nutricionais, como:
- Bebidas alcoólicas;
- Especiarias;
- Sal;
- Café, erva mate e outras ervas que não possuam adição de outros ingredientes;
- Alimentos preparados e embalados em estabelecimentos comerciais como restaurantes, cafés e lanchonetes;
- Produtos fracionados nos pontos de venda a varejo, comercializados como pré-medidos, como queijos e embutidos;
- Frutas, vegetais e carnes in natura, resfriados ou congelados.
Mesmo que alguns alimentos não precisem de tabelas nutricionais, a correta rotulagem é importante, pois fornece imediatamente ao consumidor as indicações necessárias para poder comparar e escolher produtos e avaliar se essas indicações correspondem às suas próprias necessidades. Além disso, essas informações garantem ao seu negócio credibilidade e seriedade da sua marca para com o público, despertando, assim, confiança e aumentando a demanda sobre esses produtos.
Ademais, rotular seus produtos e inserir a tabela nutricional, evitará qualquer tipo de problemas relacionados a políticas públicas e facilitará o maior número de vendas.
Como calcular o valor nutricional de alimentos?
Cada alimento é composto por nutrientes diferentes e possui diferentes densidades, assim como o seu peso. Dessa forma, para saber exatamente a porção recomendada para cada produto, é necessário utilizar uma tabela já pronta para se guiar em relação ao peso aproximado dos alimentos. O Menu Control disponibiliza tabelas de peso médio de porções de hortifruti, de percentual de aproveitamento dos alimentos e de equivalência de medidas caseiras. Para ter acesso a essas tabelas basta clicar aqui.
Regras da Anvisa sobre rotulagem nutricional
A ANVISA exige que as tabelas nutricionais possuam apenas letras pretas em fundo branco de forma que a sua leitura seja a mais compreensível possível e que a tabela esteja localizada juntamente à lista de ingredientes. Além disso, é obrigatória a identificação de açúcares e adicionais e declaração de valor energético por gramas ou mililitros que ajudem na comparação entre os produtos.
Novo formato de rotulagem
No dia 07 de outubro de 2020, uma nova norma sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados foi aprovada por unanimidade pela Diretoria Colegiada da Anvisa. Essa norma visa possibilitar a melhor e mais completa compreensão das informações nutricionais contidas nas embalagens, de forma que a liberdade de escolha e comparação entre produtos iguais de diferentes marcas seja respeitada, além de reduzir situações que possam gerar engano e desconforto no que se refere à composição nutricional. O Menu Control já está se adequando ao novo formato para garantir que você tenha sempre uma experiência de excelente qualidade dentro da plataforma. Você pode conferir todas as mudanças estabelecidas pela ANVISA clicando aqui.
O Menu Control possui uma ferramenta exclusiva para a criação de tabelas nutricionais. Se você ainda não conhece nossas funcionalidades, clique aqui e conheça os planos disponíveis para facilitar o gerenciamento do seu negócio.